Os ligamentos são tecidos fibrosos responsáveis por manter os ossos unidos e a articulação encaixada. São estruturas resistentes e ao mesmo tempo maleáveis que promovem a estabilidade e permitem também a mobilização articular do ombro em várias direções (amplitude de movimentos).

Toda articulação é envolvida pelo ligamento capsular – conhecido também como cápsula articular (vide figura 01) – que atua como se fosse uma vedação. Em casos de lesão ou ruptura de ligamentos (vide figura 02) pode ocasionar luxação ou deslocamento do ombro (confira mais informações) e, consequentemente, dores fortes.

Figura 1

 

Figura 2

 

Causas

Ortopedistas especialistas em rupturas de ligamentos do ombro afirmam que a principal causa da luxação é o trauma desencadeado por quedas ou acidentes. Choques elétricos e crises convulsivas também podem estar dentre as causas.

Além disso, algumas pessoas podem ter os ligamentos mais longos ou folgados (frouxidão ou lassidão ligamentar) por motivo genético, sendo assintomático na maioria das vezes. Em algumas situações, porém, podem favorecer a instabilidade do ombro e o surgimento de sintomas na região.

Quando a frouxidão é acentuada pode ocorrer luxação e redução do ombro espontaneamente sem sintomas e de modo voluntário (luxador voluntário).

Diagnóstico

O diagnóstico costuma ser realizado a partir de queixas quanto a dores na região do ombro, edemas ou mesmo incapacidade para movimentar a articulação. Além disso, a realização de uma radiografia também contribui para identificar o quadro do paciente.

Tratamento

Ao ocorrer uma luxação do ombro normalmente é necessário buscar cuidados imediatos de um ortopedista especialista em ruptura de ligamento do ombro para realizar o seu reposicionamento (redução da luxação).

O tratamento pode variar de acordo com cada caso, compondo-se de medicação, fisioterapia e cirurgia.

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!