O termo luxação é utilizado para denominar a perda na continuidade da articulação, ou seja, o deslocamento ou ainda o desencaixe da cabeça do úmero (osso do braço) e cavidade glenoidal. Em alguns casos, o úmero retorna sozinho à posição original, no entanto, costuma ocasionar lesões nos tecidos, tendões do manguito rotador, labrum glenoidal (fibrocartilagem) e, principalmente, cápsula articular e ligamentos.

Em geral, as articulações precisam atender a duas funções básicas que são manter os ossos em contato contínuo – chamado de estabilidade – e deslizando entre si. A instabilidade, por outro lado, ocorre quando há irregularidades nos ligamentos pelo fato de serem alongados ou frouxos por motivos genéticos ou mesmo trauma com rupturas.

Ainda que não luxe completamente, o ombro instável pode gerar dor e incapacidade funcional. Por isso, é fundamental buscar orientações a um médico especialista em deslocamento do ombro.

 

Causas

Devido ao fato da articulação do ombro ter grande amplitude e capacidade de mover-se em todas as direções, torna-o menos estável do que outras articulações. Como mencionado anteriormente, as principais causas do deslocamento do ombro vão desde questões genéticas até traumas ou a rotação excessiva do braço. Além disso, destacam-se também:

  • Lesões esportivas
  • Quedas
  • Acidentes 

Diagnóstico

Médicos especialistas em deslocamento do ombro alertam que em casos de luxação o ombro pode ficar visivelmente deformado, conter hematomas ou inchaço, dificuldade de mover o braço, causar dormência ou fraquezas e dores intensas. Esses são alguns dos sintomas que contribuem para o diagnóstico, no entanto, somado a isso, a realização de exames específicos contribui para diagnosticar corretamente.

Tratamento

O tratamento indicado pelo médico especialista em deslocamento do ombro dependerá do diagnóstico, da idade do paciente, do grau da lesão, entre outros fatores. Além de colocar o ombro no local, o tratamento pode variar entre imobilização, fisioterapia e cirurgia. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios também são comuns.

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!