A perda na integridade do osso é definida como fratura geralmente causada por trauma, que provoca dor e sangramento (hematoma) pela ruptura da sua estrutura interna e externa (osso medular e cortical respectivamente), e também do contorno ósseo chamado “periósteo”, compostos de bastante circulação e terminações nervosas (por
isto o sangramento e dor característico das fraturas).

Além de doloroso, comumente ocasiona instabilidade que é percebida pela “mobilidade” ou “estalidos” anormais ao redor da fratura, os quais chamamos de “crepitação” quando realizamos a palpação da região fraturada. Lesões mais graves são relacionadas aos traumas de maior energia (acidente automobilístico e lesões por armas de fogo, por exemplo) que podem acompanhar lesões associadas dos tecidos moles ao redor do osso como músculos, vasos sanguíneos, tendões, nervos, etc., causando maior comprometimento do cotovelo afetado.

Todo trauma de maior ou menor energia, acompanhado de dor e/ou perda na função (mobilidade, força, etc.) deve ser suspeito para possibilidade de fratura, devendo esta, sempre ser investigada. O local da dor no cotovelo geralmente corresponde ao osso fraturado, podendo ocorrer no úmero (osso do braço), ulna ou rádio. O tratamento das fraturas varia de acordo com cada diagnóstico, envolvimento de um ou mais osso do cotovelo, associados ou não à outras lesões.

Fratura no Ombro

Artigos Relacionados:
Dor no Cotovelo
Edema (“inchaço”)
Instabilidade ou luxação do cotovelo (“deslocamento”)

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!