A perda na integridade do osso é definida como fratura e pode ocorrer em qualquer um dos três ossos que compõem o ombro – úmero (osso do braço), clavícula e escápula. Observe as figuras a seguir:

Causada por trauma, provoca dor e sangramento pela ruptura do contorno ósseo (periósteo), formando o hematoma local. Lesões mais graves relacionadas a traumas de mais energia decorrentes de acidente automobilístico ou lesões por armas de fogo, por exemplo, podem acompanhar lesões associadas de tecidos ao redor do osso (músculos, vasos sanguíneos, tendões, nervos, etc.) causando maior gravidade.

Todo trauma de maior ou menor energia acompanhado de dor e perda na função deve ter a fratura como suspeita e deve ser investigada por um investigada por um ortopedista, que, de preferência, que atue na área do ombro.

Causas

As causas mais comuns são queda, acidente automobilístico ou prática de esportes.

Diagnóstico

Ao apalpar o local, a fratura comumente pode ser percebida devido a crepitação, ou seja, aos estalos decorrentes dos fragmentos dos ossos. Além disso, exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética podem ser solicitados pelo ortopedista especialista em fratura no ombro.

 

Tratamento

O tratamento das fraturas variam de acordo com cada osso e tipo de lesão. Podem variar entre o uso de tipóia para imobilizar o local, cirurgias, inserção de próteses e fisioterapia. Em casos de cirurgias, muitas vezes o tratamento envolve um longo período que exige bastante paciência e esforço do paciente até a adequada recuperação.

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!