A bursite do cotovelo ocorre quando há inflamação na bursa. Esta estrutura corresponde à membrana em forma de “bolsa” (composta principalmente por tecido tipo sinovial) que serve para acolchoamento e lubrificação, diminuindo o atrito entre o oécrano (porção do osso ulnar que dá o formato posterior do cotovelo) e as partes moles superficiais a este (pele, tecido subcutâneo e tendão tríceps). Por este motivo, recebe o nome de “bursite do olécrano”.

Bursa - Ombro

Quando inflamada, geralmente apresenta aumento de volume (edema ou “inchaço”) e dor no local – região posterior do cotovelo. Casos mais severos podem causar edema acentuado com aspecto semelhante a uma “tumoração”, porém benigna. Como se trata de tecido sinovial, sua irritação gera produção do “líquido sinovial”, podendo-se notar
coleção líquida no seu interior. Isto demonstra o quadro típico “cístico” quando realizamos a palpação. As causas são relacionadas ao trauma ou contato de repetição na parte posterior do cotovelo, por exemplo, manter o cotovelo em contato com a mesa de trabalho por períodos prolongados, ou apoiadores do cotovelo nos carros (consoles).

O tratamento pode variar de acordo com cada caso, geralmente respondendo bem com medicação e reabilitação. Evitar o contato direto do cotovelo, principalmente com superfícies mais duras, é fundamental no início do tratamento. Normalmente não necessita abordagem cirúrgica.

Artigos Relacionados:
Anatomia do Cotovelo
Artrose do Cotovelo

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!