Data: 15/09/2016

Palestras com os Drs. Luiz Carlos Sobania e Carlos Henrique Ramos, foi proferida para os colaboradores do Grupo Opet. Veja mais informações abaixo

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Regional Paraná participou, quarta-feira, dia 15, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada pelo Grupo Opet e direcionada para seus colaboradores. Representando a SBOT estavam os médicos ortopedistas Dr. Carlos Henrique Ramos e o Dr. Luiz Carlos Sobania.

Ramos falou sobre lesões ortopédicas comuns em acidentes de trabalho, destacando as contusões, luxações, fraturas e lesões ligamentares e tendíneas. As quedas, diz ele, são

uma fonte frequente no afastamento laboral, representando 57% dos afastamentos. “As quedas são a principal causa de trauma e morte em trabalhadores, sendo que de cada 10 ocorrências, três são causadas por quedas”, alertou.

Para Sobania, é imprescindível focar na prevenção e para isto é preciso investir em modernização das máquinas, treinamento dos trabalhadores e utilização de equipamentos de segurança e proteção adequados. Segundo ele, os acidentes na mão representam hoje cerca de 30% de todos os acidentes atendidos nos prontos-socorros do Brasil, tratando-se de um problema epidemiológico grave devido sua alta incidência de comprometimento.

Para a coordenadora do Instituto Opet, Rosemary Domingues Suzuki, a apresentação da SBOT-PR enriqueceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, colaborando para esta iniciativa da instituição que tem por objetivo realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho, tratando de diversos temas relacionados ao ambiente em que desempenham suas funções e também sobre a saúde de forma integral.

Fonte: https://sbotpr.wordpress.com/2016/09/15/sbot-pr-alerta-sobre-lesoes-comuns-no-trabalho/