O tendão é uma estrutura anatômica forte que faz a conexão do músculo ao osso. O seu funcionamento é muito simples: quando há a contração muscular, o tendão puxa o osso e, portanto, movimenta as articulações.

A inflamação no tendão do ombro é conhecida como tendinite no ombro e vem acompanhada pelo aparecimento de dor, irritação e edema (inchaço) local. Aliás, dor e dificuldade na movimentação (principalmente abdução ou elevação) são os principais sintomas, sendo de maior ou menor intensidade, dependendo do grau de envolvimento dos tendões.

Em casos de tendinite no ombro, também é comum o aparecimento de dor noturna, principalmente quando se deita sobre o lado afetado. Além disso, quando há perda de força (fraqueza) pode significar maior grau de inflamação podendo, inclusive, comprometer a integridade do tendão. Portanto, independente do sintoma, a orientação é que o paciente busque auxílio de um ortopedista especialista em tendinite no ombro para que a lesão seja identificada ainda em estágio inicial e, rapidamente, comece o tratamento.

Causas

Qualquer tendão pode ser afetado e dentre as principais causas estão o esforço excessivo ou repetido. No ombro, o manguito rotador é a principal sede das tendinites e, assim como a inflamação em outros tendões, ocorrem em decorrência dos frequentes movimentos repetidos no trabalho (pintura, levantamento de peso, etc.) ou na prática de esportes como natação, tênis, vôlei, etc.

Diagnóstico

O diagnóstico da tendinite no ombro é efeito a partir da análise do quadro clínico pelo ortopedista especialista em tendinite no ombro e de exames como, por exemplo, o raio-X ou mesmo a ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento pode variar de acordo com cada caso, geralmente respondendo bem com medicação, descanso e reabilitação se aplicados corretamente. Fisioterapia e infiltrações (alta concentração de medicamento aplicada diretamente na região) são também algumas das possibilidades do tratamento que, normalmente não necessita de procedimentos cirúrgicos.

Saiba mais detalhes sobre a tendinite calcificada (tendinite calcária).

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!