Como você viu, o tendão é a estrutura anatômica forte que faz a conexão do músculo ao osso. Quando há a contração muscular o tendão puxa o osso e, portanto, movimenta as articulações.

Músculos do Ombro
Tensão do Ombro 2

O termo “tendinite” significa a inflamação no tendão que desencadeia o aparecimento de dor, irritação e edema (“inchaço”). Esta patologia pode acometer qualquer tendão e geralmente ocorre pelo esforço excessivo ou repetido do mesmo.

No cotovelo, o tendão, conjunto que se origina na saliência óssea chamada “epicôndilo lateral”, é a principal sede das tendinites, recebendo o nome de “epicondilite lateral”. As tendinites estão diretamente relacionadas às atividades com movimentos repetidos, seja no trabalho (levantar peso, uso de ferramentas, digitação, linhas de montagem, atividades domésticas, etc.) ou na prática de esportes (principalmente o tênis e neste caso pode receber o nome de “cotovelo do tenista” ou tennis elbow).

Dor e perda na força aos movimentos, principalmente em atividades que exigem esforço em extensão do punho ou combinada com supinação, conforme figura a seguir, são os principais sintomas.

Tensão do Ombro 2

É comum dor referida no cotovelo durante o ato de “aperto de mão” ou ao segurar objetos, sendo de maior ou menor intensidade, dependendo do grau de envolvimento do(s) tendão(ões). Dor noturna em repouso também costuma ser relatada e quando há perda de força pode significar maior grau de inflamação ou degeneração tendinosa (“desgaste”).

Nos casos em que acomete o tendão, conjunto interno ou medial, recebe o nome de “epicondilite medial” e, por ser relacionado à prática do golfe que exerce esforço dos tendões flexores e pronadores, pode receber o nome de “cotovelo do golfista”.

Tensão do Ombro

Normalmente não necessita cirurgia. O tratamento varia de acordo com cada situação, mas, geralmente, responde bem com medicação e reabilitação se aplicados corretamente, mesmo quando necessitem períodos mais prolongados de tratamento.

Artigos Relacionados:
Instabilidade ou luxação do cotovelo (“deslocamento”)
Rupturas de Tendão do Cotovelo
Rupturas de ligamentos do Cotovelo

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!