O tendão é representado pela estrutura que conecta o músculo ao osso. Para isso, deve ser resistente o suficiente para suportar a contração e força exercidas pelo músculo. Vários músculos e tendões cruzam o cotovelo contribuindo para os movimentos. Na porção anterior, encontram-se os músculos braquial (principal flexor) e bíceps (flexor e principal supinador). Na porção posterior, por sua vez, está o músculo tríceps (principal extensor). Partindo das porções lateral e medial do cotovelo (saliências ósseas chamadas de “epicôndilos lateral e medial”), têm-se as origens de vários tendões que realizam as funções de pronação e supinação, movimentos do punho e mão (tendões conjuntos medial e lateral).

Tendão - Ombro

A ruptura tendinosa mais comum ao redor do cotovelo envolve o bíceps braquial e está associada ao esforço súbito (peso), geralmente por excesso. É muito comum em praticantes de halterofilismo ou fisiculturismo, mas pode acometer outros indivíduos com fatores predisponentes. O enfraquecimento do tendão pode ocorrer pelo seu envelhecimento natural (lesão degenerativa) ou associado à algumas doenças metabólicas (diabetes por exemplo), tabagismo, realização de esforços menores acumulativos de repetição relacionada à alguns tipos de trabalho e
esporte, podendo gerar processo inflamatório crônico e comprometer a resistência tendinosa. O uso crônico de anabolizantes e corticóides pode predispor à ruptura.

Trauma direto na região é causa menos comum mas pode ocorrer. Normalmente há dor súbita localizada e percepção de “estalo”; pelo paciente. Rupturas completas demonstram deformidade na região do tendão associadas à dor e perda parcial da força. A mesma situação pode ocorrer com o tendão do tríceps braquial porém sua incidência é menor. Rupturas dos tendões flexo-pronadores e extensores-supinadores são raras. O tratamento varia de acordo com a idade, profissão, grau de lesão, demanda funcional (esportes ou profissão que necessitem maior esforço), podendo ser conservador (medicação, fisioterapia, etc.) ou cirúrgico.

Artigos Relacionados:
Tendinite no Cotovelo (“epicondilite”)
Perda de força (“fraqueza”)
Rupturas de ligamentos do Cotovelo

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!