Normalmente quando há algum problema ao redor do cotovelo os sintomas inicias são representados por dor e alteração na função, podendo também corresponder à sensação de perda na força (“fraqueza”). Toda vez que movimentamos o cotovelo, é necessária contração dos vários músculos que se localizam e atuam ao redor da
articulação e também da função normal dos nervos que acionam a função muscular.

Ainda para movimentação articular, é necessária integridade dos ossos, ligamentos e principalmente do revestimento de cartilagem. A presença de dor comprometendo a função com perda de força e mobilidade, geralmente reflete alterações ou lesão em alguma destas estruturas. Entre outras causas, decorrem de lesão de músculos e/ou tendões ao redor do cotovelo, lesões de nervos locais ou à distância causados por traumas ou compressões (principalmente da coluna cervical), fraturas ou lesões de cartilagem causadas por traumas agudos, processos degenerativos crônicos (“desgaste articular”) causados por artrose primária ou secundária à alguma doença sistêmica (doenças reumáticas, por exemplo), etc.

Outra possibilidade causadora de perda na força se refere a qualquer sequela de lesão ao redor do cotovelo que a longo prazo desenvolve atrofia muscular. Qualquer sensação de “fraqueza” ou perda de força no cotovelo deve ser investigada. O tratamento depende da causa específica, sendo realizado de acordo com cada diagnóstico.

Artigos Relacionados:
Instabilidade ou luxação do cotovelo (“deslocamento”)
Rigidez do cotovelo (“perda dos movimentos”)
Rupturas de ligamentos

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!