O edema ocorre quando há inchaço (aumento de volume) na articulação e representa um dos sinais relacionados ao processo inflamatório agudo ou crônico. Dependendo da localização e intensidade da lesão, o paciente pode sentir fortes dores que podem irradiar ao longo de todo o braço e, também, ter dificuldade para locomover a região.

Causas

O edema ou inchaço do ombro pode decorrer de um trauma agudo quando há formação de hematoma por sangramento muscular ou ósseo (fratura, por exemplo) com aumento do volume local ou lesões internas com sangramentos dentro da articulação (hemartrose). Há também os casos crônicos como tendinites, artrites e artroses, por exemplo.

Diagnóstico

O ortopedista especialista em ombro faz o diagnóstico com base nos sinais aparentes, nos sintomas do paciente, na idade e no sexo. Além disso, exames específicos contribuem para um diagnóstico preciso.

Tratamento

A partir do diagnóstico, o ortopedista especialista em ombro define se o tratamento deverá ser com o simples repouso, compressas e uso de anti-inflamatórios ou se são necessárias outras medidas como fisioterapia e estimulação elétrica (ondas eletrônicas de baixo impulso). O tratamento costuma ser um pouco demorado, por isso os ortopedistas recomendam que os pacientes sigam as orientações cuidadosamente.

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!