O bom funcionamento da articulação depende da integridade dos ossos, cartilagem, ligamentos, músculos e tendões que compõem o ombro. No entanto, algumas práticas incorretas e realizadas por repetidas vezes podem ocasionar dor no ombro. A seguir, compreenda algumas das possíveis causas, diagnóstico e tratamentos.

Causas

Médicos especialistas em dor no ombro advertem que a causa mais comum está relacionada à inflamação (conhecida como tendinite), lesão ou, em casos mais graves, ruptura dos tendões, principalmente do “manguito rotador” – conjunto de quatro tendões responsável pela livre movimentação dos braços em grande amplitude.

As lesões dos tendões e, consequentemente, a dor no ombro podem surgir de diversas formas. Veja alguns exemplos:

  • Esforços relacionados ao trabalho
  • Movimentos incorretos na prática de esportes ou atividades físicas em geral
  • Enfraquecimento devido ao envelhecimento natural dos ombros (lesão degenerativa)
  • Acúmulo de esforços menores por repetição dos movimentos
  • Esforço único exagerado decorrente do excesso de peso
  • Traumas (direto no ombro ou indireto por queda ao chão)

Além dos tendões, agressão nos ossos (fratura, por exemplo), cartilagens (artrite ou artrose) e ligamentos também estão na lista dos possíveis motivos de dor no ombro.

Diagnóstico

Para compreender as causas e realizar o correto diagnóstico é fundamental buscar a avaliação de um médico ortopedista especialista em dor no ombro. Ao descrever características da dor como localização e intensidade, o médico especialista é capaz de identificar exatamente quais exames solicitar para comprovar suas hipóteses e realizar o diagnóstico preciso.

Tratamentos

Com todas as informações em mãos, o médico especialista em ombro avalia o tratamento mais indicado podendo optar por alternativas não-cirúrgicas – prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios, RPG, fisioterapia etc. – ou, ainda, métodos cirúrgicos para reparação do dano.

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!