O bom funcionamento da articulação depende da integridade dos ossos, cartilagem, ligamentos, músculos e tendões que compõem o cotovelo. A causa mais comum de dor no cotovelo está relacionada aos tendões, principalmente o tendão conjunto lateral no “epicôndilo lateral” que ocasiona a “epicondilite lateral”, também conhecida
como “cotovelo do tenista”.

Tensão do Ombro 2

Inicialmente ocorre a “tendinite” representada pela inflamação aguda do(s) tendão(ões), causando dor principalmente na face lateral do cotovelo. O quadro pode evoluir para uma “tendinite crônica” ou “tendinose”, associada à progressão da lesão, com processo degenerativo (“desgaste”). A inflamação inicial pode ser desencadeada em decorrência de um trauma direto no cotovelo, esforço único exagerado (peso), esforços acumulativos (“de repetição”) relacionados ao movimentos em determinados tipos de trabalho e esportes ou pelo enfraquecimento devido ao envelhecimento natural do(s) tendão(ões), caracterizando “lesão degenerativa”.

Outras causas de dor estão relacionadas às lesões nas demais estruturas anatômicas ao redor do cotovelo decorrentes de trauma direto ou indireto (queda ao chão com apoio da mão espalmada, por exemplo), envolvendo osso (fraturas), nervo, cartilagem, ligamentos (luxações), bursa (“bursite”). Lesões de pele, infecções ou lesões tumorais são causas menos frequentes.

Alterações na cartilagem causadas pelo envelhecimento, traumatismos ou doenças reumáticas (“tipos de reumatismos”) são outros fatores que podem gerar inflamação na articulação (artrite) ou degeneração (“desgaste” ou “artrose”), causando dor no cotovelo.

Artigos Relacionados:
Anatomia do Cotovelo
Artrose do Cotovelo
Bursite no cotovelo (“bursite olecraniana”)

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!