Toda articulação é composta por duas extremidades ósseas que se encaixam perfeitamente, permitindo o movimento. Para que isso ocorra há um revestimento especial nas extremidades (superfície articular) – chamado de cartilagem – que proporciona deslizamento suave e indolor com atrito próximo de zero.

Com o passar do tempo a espessura da cartilagem apresenta um desgaste (degeneração) e afinamento normais, podendo atingir a superfície óssea, caracterizando a artrose no ombro. Confira a figura a seguir:

Sem esta proteção, o atrito entre o osso causa dor, inflamação e perda progressiva na função articular, ou seja, um quadro típico da artrose no ombro. Nos casos mais avançados há deformação nos ossos, também conhecidas como osteófitos ou esporões.

Além do desgaste ósseo e da cartilagem, há destruição progressiva dor tecidos ao redor da articulação. A artrose no ombro pode envolver a articulação glenoumeral ou acromiclavicular (veja também a anatomia do ombro), sendo comum em pacientes de mais idade.

Dentre os sintomas, destacam-se as dores no ombro, dificuldade de realizar movimentos simples, estalos durante a movimentação e sensação de areia na articulação.

Causas

As causas para a artrose do ombro são inúmeras:

  • Inflamação crônica articular
  • Fraturas que envolvem a cartilagem
  • Traumas diretos ou indiretos (quedas, por exemplo)
  • Infecções articulares
  • Esforço excessivo ao longo dos anos e movimentos repetitivos
  • Rupturas extensas do manguito rotador (artropatia do manguito rotador)

Diagnóstico

O diagnóstico de artrose no ombro é feito por meio da realização de um simples raio-X – suficiente para demonstrar o desgaste do osso do braço e diminuição do espaço da cartilagem. O ortopedista especialista em artrose no ombro também realiza exames físicos para analisar as semelhanças com os sintomas característicos da doença.

Tratamento

O tratamento para a artrose do ombro deve ser realizado precocemente para minimizar sua progressão e envolve o uso de medicações, suplementos alimentares, fisioterapia, injeções e compressas. Também pode ser necessário retirar calos ósseos e, em casos extremos, colocar próteses. Consulte um ortopedista especialista em artrose no ombro e peça uma avaliação!

O Dr. Carlos H. Ramos é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com 20 anos de experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!