Toda articulação é composta de duas extremidades ósseas que se “encaixam” de modo perfeito permitindo o movimento. Para isto, há um revestimento especial nas extremidades (“superfície articular”) chamado “cartilagem” que proporciona deslizamento suave e indolor com atrito próximo de zero.

Cartilagem articular do Ombro

Com o passar do tempo, a espessura da cartilagem apresenta um desgaste (“degeneração”) e afinamento, podendo atingir a superfície óssea e, consequentemente, caracterizando a “artrose”. Sem a proteção da cartilagem, o atrito entre os ossos causa dor, inflamação e perda progressiva na função articular, ou seja, quadro típico da artrose.

Nos casos mais avançados há diminuição excessiva do espaço articular e deformação nos ossos com formações ósseas característica chamadas “osteófitos” (popularmente conhecidos como “bicos de papagaios” ou “esporões”) ou formação de “corpos livres” (fragmentos de osso combinados com cartilagem que ficam soltos na articulação).

Raio X do Ombro

Além do desgaste ósseo e da cartilagem, há destruição progressiva dor tecidos ao redor da articulação. No cotovelo, a artrose pode envolver a articulação “ulnoumeral” ou “radiocapitelar” (ver também “Anatomia do cotovelo”) sendo comum em pacientes de mais idade.

Casos especiais podem ocasionar artrose precoce como em alguns tipos de “reumatismo” (artrite reumatóide, por exemplo) por inflamação crônica articular, fraturas que envolvem a cartilagem, traumas ou infecções articulares, esforço excessivo, esportes traumáticos, entre outros.

O tratamento varia de acordo com cada caso, geralmente iniciando-se com medicação e reabilitação. Porém, casos avançados, principalmente nos pacientes com mais idade, o tratamento pode ser cirúrgico com artroplastia ou prótese do cotovelo.

Artoplastia - Ombro

Artigos Relacionados:
Anatomia do Cotovelo
Bursite no cotovelo (“bursite olecraniana”)

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!