O cotovelo é uma articulação do tipo “dobradiça” formado por três ossos: o osso do braço, chamado úmero, e os ossos rádio e ulna que compõem o antebraço, conforme indica a figura a seguir:

Formação do Cotovelo

Os movimentos da junta, por sua vez, são garantidos pelo encaixe anatômico perfeito entre os ossos que são, normalmente, revestidos por cartilagem nas extremidades:

Cartilagem articular do Ombro

A junção entre estes ossos forma a articulação composta por dois compartimentos: articulações ulnoumeral e radiocapitelar que proporcionam, principalmente, a flexão e extensão do cotovelo.

Adicionalmente, há o rádio e a ulna, localizados próximos ao cotovelo, que formam a articulação radioulnar proximal e possibilitam os movimentos de pronação (rotação do antebraço em que a palma da mão se torna superior ou anterior) e supinação (rotação do antebraço em que a palma da mão se torna inferior ou posterior).

Articulações do Ombro

A estabilidade e amplitude dos movimentos são garantidos pelo formato ósseo, os ligamentos e a atividade muscular em torno do cotovelo. Nesse sentido, vale ressaltar que os ligamentos são fundamentais para a estabilidade e são representados pela cápsula articular, uma espécie de “vedação” ao redor da junta, que se soma aos ligamentos colaterais, espessamentos especiais da cápsula nas porções lateral e medial do cotovelo.

Na parte lateral há o ligamento colateral lateral com suas porções ulnar e radial e na parte medial há o ligamento colateral medial com suas porções ou “bandas” anterior, posterior e transversa. Unindo a articulação radioulnar proximal temos o ligamento anular. Acompanhe pela figura a seguir.

Cápsula do Ombro
Ligamento do Ombro

Os movimentos básicos do cotovelo garantem as funções diárias básicas do antebraço e da mão como alcançar algo longe do corpo (extensão); levar a mão em direção ao corpo ou à boca (flexão); girar a palma da mão para baixo como no ato de digitação (pronação) ou, ainda, conduzir a palma da mão para cima a fim de girar a maçaneta para abrir uma porta (supinação).

Vários músculos e tendões cruzam o cotovelo contribuindo para os movimentos. Na porção anterior, encontram-se os músculos braquial (principal flexor) e bíceps (flexor e principal supinador). Na porção posterior, por sua vez, está o músculo tríceps (principal extensor).

Partindo das porções lateral e medial do cotovelo (saliências ósseas chamadas de “epicôndilos lateral e medial”), têm-se as origens de vários tendões que realizam as funções de pronação e supinação mencionadas anteriormente, além de movimentos do punho e mão (tendões conjuntos medial e lateral).

Músculos do Ombro
Músculos do Ombro 2
Tensão do Ombro
Tensão do Ombro 2

O osso da ulna caracteriza o formato posterior do cotovelo pela protuberância, também conhecida como “olécrano”, que recebe a inserção do tendão do tríceps. Para proteção dos tecidos, ao redor desta saliência, existe um tecido que proporciona uma espécie de acolchoamento ou lubrificação chamado de “bursa olecraniana”. Confira na figura a seguir:

Bursa - Ombro

Os nervos são responsáveis por conectar órgãos sensoriais e músculos ao longo de todo o corpo. Entretanto, diferentemente de outras articulações em que os nervos costumam estar nas camadas mais profundas, no cotovelo, devido à pouca quantidade de músculos ao seu redor, encontram-se mais na superfície, especialmente o nervo ulnar, facilmente palpável na porção posterior e interna do cotovelo.

Este nervo garante movimentos específicos e parte da sensibilidade na mão. Por isso, é comum a sensação de “choque” nos 4º e 5º dedos da mão quando há o contato acidental deste nervo contra objetos ou superfícies resistentes.

Nervo do Ombro

E não para por aí! Além destas estruturas anatômicas, outros nervos, artérias e veias passam ao redor do cotovelo. Confira em detalhes na figura abaixo:

Visão posterior e anterior - Ombro

Dúvidas sobre cotovelo?

O Dr. Carlos H. Ramos é especialista em ombro e cotovelo e soma mais de 20 anos de experiência na área. Agende a sua consulta e peça uma avaliação completa, afinal, você merece melhorar a sua qualidade de vida!